quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dogmas Marianos



Este mês é, sem dúvidas, o mais materno, já que é dedicado, principalmente, a nossa Mãe Santíssima, Maria. Ela nos foi presenteada e agraciada por Deus, e o seu sim foi responsável pela maior e mais bela história de amor e de obediência ao Pai, que a humanidade já teve conhecimento.
 Nós, jovens, além de seguirmos o exemplo da pessoa de Maria, devemos compreender a sua importância na vida de Jesus, e desse modo, nas nossas vidas. O seu comportamento como serva de Deus, foi assim que se apresentou: “Eis me aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,38), é digno de louvor, “Saudai Maria, que muito trabalhou por vós.” (Rm 16,6).
A partir disso, conheceremos um pouco mais sobre os dogmas da Igreja (verdades de fé que todos os cristãos devem crer) associados a Maria:
 
1.   Virgindade Perpétua
Este dogma ensina que Maria é virgem antes, durante e depois do parto. É o dogma Mariano mais antigo da Igreja, que afirma a “real e perpétua virgindade, mesmo no ato de dar à luz o Filho de Deus feito homem”. O nascimento de Jesus foi uma concepção milagrosa.

2.   Maternidade Divina
Maria é verdadeiramente Mãe de Deus encarnado, Jesus Cristo. Jesus é homem e Deus. Maria foi mãe deste Deus feito homem. É uma verdade, em primeiro lugar, sobre Cristo, pois é preciso afirmar que Jesus é verdadeiramente Deus para que possamos falar que Maria é Mãe de Deus.

     3.   Imaculada Conceição
A definição oficial deste dogma não é ensinada explicitamente nas Escrituras. Só em 1854, o Papa Pio IX proclamou o dogma que sustenta que a Santíssima Virgem foi preservada de toda a mácula do pecado original desde a sua Concepção. Esta crença foi confirmada quatro anos depois, em 1858, pela própria Virgem Maria, quando ela apareceu à pequena Bernadete Soubirous, em Lourdes, na França. 

 
     4.   Assunção de Maria
Maria, no fim de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma ao Céu. A Igreja já acreditava nesta verdade desde os séculos V e VI, quando havia a celebração da chamada Dormição de Maria.







*As informações sobre os dogmas Marianos foram tiradas do texto de Pe. Francisco Sehnem, scj, da revista Brasil Cristão (Edição Maio 2013).





Nenhum comentário:

Postar um comentário